KDCARE

Quando contratar um enfermeiro para atendimento domiciliar?

O atendimento domiciliar é uma necessidade para situações onde o paciente, idoso ou mesmo crianças precisem de cuidados de profissionais especializados para acompanhamento na rotina ou em momentos pontuais dela onde exista necessidade da ausência de familiares.

Dentre os profissionais de saúde para atendimento residencial, está o enfermeiro home care, responsável por funções como a assistenciais e educativas de pacientes e familiares. Assim como na enfermagem hospital, o profissional está habilitado a acompanhar e orientar toda a rotina de saúde do paciente.

Em alguns casos, contratar enfermeiro para atendimento domiciliar é uma alternativa viável para garantir a segurança do atendimento hospitalar, mas no conforto do lar. Saiba quais são elas, a seguir.

Internação domiciliar

Os casos de assistência domiciliar envolvem diferentes níveis de complexidade da condição de saúde do paciente e o enfermeiro home care é o responsável pela elaboração da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), que guiará todas as orientações para o profissional e demais membros da equipe.

Sendo assim, desde a administração de medicamentos, acompanhamento de dietas monitoramento de sinais vitais, higienização de sondas, acessos e bolsas de coleta e outras funções de prevenção e segurança para saúde do paciente estão sob a orientação do profissional de enfermagem home care.

Cuidados com idosos

Dependendo do grau de dependência do idoso para locomoção ou necessidade de administração e medicamentos via intravenosa ou intramuscular, contratar um enfermeiro home care pode ser uma solução segura e viável.

Idosos acamados e ou que possuem sonda nasogástrica e vesical necessitam de acompanhamento para prevenção do aparecimento de infecções, feridas e outros problemas comuns a essas condições. Neste caso, o profissional é responsável pelo procedimento de coleta, higienização e manutenção ou substituição de sondas e todos os outros cuidados com bolsa de colostomia e sondas.

Pós-cirúrgico

O processo de recuperação de uma cirurgia também é uma das situações às quais o enfermeiro auxilia no tratamento domiciliar. Em alguns casos, o acompanhamento pós cirúrgico exige a administração de soros, antibióticos e também curativos provenientes de ferimentos causados pelo procedimento.

Assim como em idosos acamados, pacientes de pós cirúrgico também podem ter que utilizar sondas vesical, oxigenação ou mesmo bolsas de colostomia. O enfermeiro home care, além de realizar os procedimentos para os devidos cuidados, também está apto para orientar outros profissionais como os técnicos de enfermagem.

Assistência educativa a familiares

Cuidar de um paciente com necessidades específicas, ainda mais quando essas condições aparecem de maneira inesperada, podem representar um grande desafio para familiares e responsáveis.

A orientação e acompanhamento de um profissional, nesses momentos, é decisiva para que a rotina de cuidados seja estabelecida de forma tranquila e sem desgastes físicos e emocionais para familiares e pacientes.

Vale ressaltar que para casos onde o paciente apresente necessidade de supervisão nas tarefas do dia a dia e não possui nenhuma condição grave de saúde, o ideal é contar com o auxílio de um cuidador de idosos.

O enfermeiro home care realiza atendimento humanizado, sendo o papel educativo essencial para a melhor qualidade de vida no ambiente domiciliar. Conheça os profissionais de enfermagem para atendimento domiciliar disponíveis na sua região. Baixe o aplicativo KDCARE (Android e iOS).